Próxima edição!




O Evento

O Hanamachi é um Evento de Anime, Mangá e Cultura Japonesa. Você pode entrar em contato com nossa staff a qualquer momento. Por favor, sinta-se a vontade para explorar todas as atrações e atividades do Império de Hanamachi descritas em nosso site!

{ Contato }

Hanamachi Swordplay



Formado por staffs do Hanamachi, a equipe de swordplay iniciou em 2013 com apenas três membros, e agora, mais de três anos depois, é constituída por onze membros ativos. Nosso principal objetivo é criar e manter condições para a prática de swordplay dentro dos limites do evento. Promovendo lutas, torneios e outras atividades físicas para pessoas de quase todas as idades, de maneira gratuita.


Mas o que é “swordplay”?

Como se traduz do inglês, swordplay é um “jogo de espada”. A atividade em sí, envolve elementos de artes marciais e esgrima, com regras próprias que podem variar de grupo para grupo. O Swordplay é conhecido mundialmente e vem cada vez mais sendo praticado, em alguns países até como esporte.

Os equipamentos usados são as armas boffer, que podem ser espadas, lanças, adagas, machados, martelo, etc. Feitas basicamente com PVC, são revestidas com material amortecedor, que não causa machucados reais aos participantes quando usadas para acertá-los.

Com essas armas boffers e demais equipamentos de defesa (armaduras e escudos), os participantes se enfrentam em combates reais, lutando para demonstrar sua habilidade sempre tendo bom senso.


A equipe

A equipe do Hanamachi Swordplay se auto organiza afim de estruturar as atividades, distribuindo a cada membro uma ou mais funções, conforme sua disponibilidade e habilidade. Atualmente existem quatro funções dentro da equipe: organizadores, armeiros, treinadores e juízes.

Os organizadores possuem funções de controle interno, organizaram inscrições de torneios e são os centros de informações.

Os armeiros são responsáveis pela armaria, eles cuidam das armas, fazendo reparos sempre que necessário.

Treinadores são aqueles que estão dispostos a ajudar no treino dos novatos, eles sabem manejos de pelo menos uma categoria de armas.

E por último, mas não menos importantes, os juízes. Estes são os responsáveis por controlar o andamento das lutas, explicando as regras, proferindo pontuações/penalidades e sentenciando vitórias e desclassificações.


Regras Gerais para combate de Sword Play

Os combates podem acontecer em qualquer estilo (1x1, 2x2,3x3, ...) desde que autorizados pelos juízes, conforme a demanda solicitada pelos jogadores, tanto para lutas comuns quanto para torneios.

Regra nº 1 - Para começar, os jogadores devem estar munidos apenas de armas autorizados pela equipe;

Regra nº 2 - Cada participante possui inicialmente 2 Pontos de Vida em cada membro do seu corpo, incluindo o tronco, cada braço e cada perna. Armaduras a mais não contabilizam pontos extras, servem apenas para evitar ferimentos reais;

Regra nº 3 - A vitória é de quem não morrer: Morte significa perder todos os Pontos de Vida do tronco. Quando um braço ou perna chega a 0 PVs, ele apenas se torna inútil (não pode ser usado para segurar arma, se defender ou locomover);

Regra nº 4 – Penalidades e desclassificações serão dadas a um participante que:

§1º Agir com intenção de machucar realmente qualquer pessoa (seja adversário, juiz ou alguém que não esteja participando do combate) golpeando-o com demasiada força e/ou nas áreas da cabeça ou da genitália.

§2º Sair do ringue enquanto luta, sem autorização.

§3º Nos torneios, não comparecer quando for chamado.

§4º Não parar de golpear após a ordem do juiz.

Regra nº 5 - Mãos e pés são partes neutras desde que não sejam usadas para defender ataques, neste caso, contam como extensão do membro.


Novidade!

Para aqueles que curtem RPG, teremos na edição de 2016, um evento de LARp.

LARp ou Live Action Roleplay, é uma atividade que abrange swordplay e algumas características de RPG, incluindo interpretação de personagem.


Como acontecerá:

Durante o evento, uma área de campo será fechada e apenas os participantes poderão adentrar, que estarão divididos entre facções e travarão lutas de todas as modalidades, buscando alcançar um objetivo pré-determinado, enquanto atuam conforme seus personagens, interagindo entre amigos e inimigos.

Para participar, você deve ter mais pelo menos 12 anos, se inscrever no QG do Sworplay durante o evento enquanto houverem vagas e comparecer no horário marcado, tendo pelo menos uma noção das regras e portando pelo menos uma arma que seja autorizada pela equipe.


Diferenças de regras das lutas convencionais de swordplay para combates de LARp:


Armas

Não serão disponibilizadas armas do evento gratuitamente para a prática do LARp. Cada participante poderá usar sua própria arma, desde que esteja dentro do padrão de segurança básico (não pode ter material cortante/perfurante, deve estar revestida, etc.)

*Todos os staffs da equipe do Hanamachi Swordplay podem ajudar na construção de armas, é só entrar em contato com um deles ;)


Pontos de Vida

Ao invés de começar com 2 PVs, cada participante começará com 1 PV em cada membro do corpo (tronco, pernas e braços), que poderá aumentar conforme a armadura utilizada.


Armaduras

Também não serão disponibilizadas gratuitamente, porém os staffs estão à disposição para dar conselhos e até ajudar na construção.

• Armadura Leve - adiciona +1 PV : material maleável, que dobra e fura com facilidade. Ex.: tecidos em geral.

• Armadura Média - adiciona +2 PV : material que se pode ser dobrado ou furado, se houver força. Ex.: Couro, courino.

• Armadura Pesada - adiciona +4 PV : material não flexível que dificilmente é dobrável ou furável.


Combate

As lutas acontecerão em qualquer lugar da área delimitada para combate, sem necessidade de estar dentro de ringue ou sediada por juiz. Entretanto, os membros da equipe staff estarão participando junto - na forma de NPCs - e estarão incumbidos de funções semelhantes das de juízes, podendo apartar lutas quando necessário.

Fase de Paz – esta fase durará tempo determinado e será utilizada afim de organização dos times, bem como descanso quando após combate. Durante a fase de paz, o PvP estará desativado, ou seja, golpes não consumirão PVs e duelos poderão acontecer.

Fase de Guerra – após feita a preparação, é ativado o PvP e inicia um combate que durará até ser alcançado o objetivo (objetivos serão divulgados apenas na hora). Durante a fase de guerra, golpes inimigos ou não, feitos pelas armas do jogo, consomem PVs do alvo.

Morte – quando alguém leva hits no tronco e chega a 0PV, ele morre. Um jogador morto está proibido de lutar ou de atrapalhar outros jogadores. Para voltar ao jogo, ele pode esperar sentando no lugar que morreu, até alguém o ressuscitar ou andar até a sua base e esperar o respaw do NPC anjo/shaman.


Roleplay

Não haverá dados ou mestre, pois, as decisões serão tomadas pelas habilidades e pericias reais do jogador, que serão postas em prova durante as fases de guerra e de paz.

Alguns meses antes do evento, iremos disponibilizar no grupo do Facebook, uma história que servirá de base para criação de personagens e roleplay durante o evento.


Quests

Haverá missões dadas por alguns NPCs que recompensarão quem as completar.







Quem é o Grupo Storm Swordplay:

Um grupo de amigos, um sonho na cabeça e uma espada de espuma nas mãos, assim surgiram o Storm Swordplay.
Sediado na cidade de Curitiba o grupo surgiu em dezembro de 2009 quando foi realizado o primeiro treino do grupo que posteriormente veio a participar de vários eventos na cidade, tais como o Shinobi Spirit, o World RPG Fest e a 15ª Convenção Trekker. Agora o Grupo Storm Swordplay realiza treinos abertos ao publico mensalmente possibilitando que mais e mais pessoas tenham contato com nosso esporte.



O que é Swordplay?



Mas então, o que é o tal “swordplay“?

Swordplay, também chamado de boffer combat, é uma atividade física que mistura elementos de artes marciais e combate com espadas, com algumas regras, que permitem manter tudo sob controle.

Primeiramente, o equipamento. As armas boffer (ou simplesmente boffers) são equipamentos feitos basicamente com tubos de PVC e espuma, que são usados para atingir o oponente em certas áreas do corpo, marcando pontos. Falamos de espadas por ser o tipo mais comum de boffer, mas também existem machados, lanças, martelos e até, dependendo da situação, lightsabers! Todas as boffers usadas em treinos e eventos são inspecionadas individualmente para verificar a sua integridade e garantir a segurança dos participantes.



Regras:



ARENA

Em eventos para garantir a diversão e segurança dos participantes são realizadas batalhas por pontuação que são acompanhadas por um membro do grupo que atua como de juiz. O juiz explica as regras aos combatentes, registrando os pontos e os lembra que é apenas uma brincadeira onde vence a habilidade e não a força.
Os combates são por pontuação, o primeiro combatente que marcar 8 pontos atingindo as áreas permitidas do corpo do oponente vence.
Caso um dos combatentes acerte acidentalmente uma das áreas proibidas, ele ganha uma infração, caso some duas infrações ele perde automaticamente.



TORNEIO ENTRE EQUIPES 3X3

No torneio os participantes são divididos em grupos de três que se confortam simultaneamente.
Nos torneios são utilizadas as regras de desmembramento, onde cada participante possui 2 pontos de vida, esses pontos de vida são distribuídos da seguinte forma:
Tronco: 2 pontos de vida.
Pernas: 1 ponto de vida cada.
Braços: 1 ponto de vida cada.
Caso o jogador seja atingido na perna, ele fica com essa imobilizada (vira saci), caso seja atingido em um dos braços esse fica imobilizado (deve ser colocado para traz).
Caso o jogador perca um braço e uma perna, ou os dois braços ou as duas pernas ou seja atingido no troco, está eliminado.
Nessa modalidade caso um dos jogadores faça uma unida infração, está eliminado.



PREMIAÇÃO

A equipe campeã do torneio receberá um kit com três boffers.