Próxima edição!




O Evento

O Hanamachi é um Evento de Anime, Mangá e Cultura Japonesa. Você pode entrar em contato com nossa staff a qualquer momento. Por favor, sinta-se a vontade para explorar todas as atrações e atividades do Império de Hanamachi descritas em nosso site!

{ Contato }

Grupo Steam
O Steampunk, de forma resumida, é um universo da ficção cientifica ambientado na Era do Vapor.

Cronologicamente, e pelas estimativas conservadoras, iria de 1837-1901, abarcando o reinado da Rainha Vitória, ou o chamado período vitoriano: são 60 anos de inovações tecnológicas, com as tendências de moda mudando tão rápido quanto as aplicações do vapor como fonte de energia dominante. Contudo, pessoas com uma visão mais ampla, estendem esse período, que iria desde o inicio do século XIX, com o uso das primeiras máquinas à vapor na locomoção e industria; até o período da Primeira Guerra Mundial, quando o petróleo substituiu o vapor como força motriz mundial. Sendo assim, o período abrange mais de 120 anos de mudanças na moda, técnologia e culturas!

Nesse ambiente, a sociedade da Revolução Industrial, indo do mais humilde operário até o mais rico magnata, já tem acesso a equipamentos e acessórios com o mesmo grau de sofisticação que nós temos atualmente. Porém, ao invés de serem todos movidos à eletricidade, ou baseados no uso de microchips eletrônicos; os equipamentos steampunks são ainda movidos por vapor, ou mecanismos à corda, e baseados no uso de engrenagens e cartões de instrução. Nesse mundo, a sofisticação e a beleza do design sobrepõem a utilidade ou a praticidade. Por isso, grande parte das roupas, e dos gadgets possuem diversos detalhes belos. Em especial, as composições feitas com engrenagens à mostra, ou usando cores como cobre, dourado, prateado, preto e sépia.

Então, nobres cavalheiros e ousadas senhoritas, alistem-se, ou unam-se ao Grupo Steampunk e entre nesse universo único e encantador. Monstros, aliens, vilões que querem conquistar o mundo e máquinas fantásticas estão à sua espera nesse mundo fantástico onde a tecnologia é suprema, mas a coragem, heroísmo e bons modos são ainda mais importantes!




Sábado 17/11/2012


Palestra: As Máquinas Fantásticas: Júlio Verne e sua prodigiosa arte de antecipar o mundo de amanhã
Duração: 1 hora.
Horário: 11:30h.
Local: Sala Steampunk

Palestrante: Carlos Alberto Machado (Capitão Escarlate)

Assistente: Anne Karoline (Capitã Anne)

Sinopse: O Steampunk conquista e encanta a cada dia mais e mais pessoas. Muitas ficam atraídas pelas roupas, acessórios, época onde as aventuras ocorrem; mas a grande maioria fica encantada pelas máquinas fantásticas, movidas à vapor e engrenagens. E são essas máquinas que dominam esse universo de aventuras de homens corajosos, mulheres intrépidas e vilões que usam a tecnologia à serviço do Mal.

Porém, poucos percebem que todos esses elementos do Universo Steampunk tem sua origem nas origens mesmas da Ficção Cientifica. Muitas das máquinas que inspiram o steampunk são frutos da mente genial de Júlio Verne. E, em diversos de seus romances, é em torno dessas máquinas fantásticas que se desenvolvem os enredos. Por isso, nada mais proveitoso do que mergulharmos e conhecermos mais à fundo algumas dessas máquinas fantásticas, e também conhecermos até onde elas influenciaram a literatura e o mundo em que vivemos.

-

Oficina: Creative: aprenda a prototipar brincando - IxDA / Grupo SteamPunk
Duração: 1 hora (aproximadamente)
Horário: 13:00h.
Local: Sala Steampunk
Vagas: 20

Oficineiros: Alan Fachini, Monica Possel

Descrição: Se você sempre teve interesse em abrir seus brinquedos e saber como eles funcionam, modificá-los e criar coisas novas, esse é o momento! Nesta oficina serão apresentadas técnicas de Design de prototipação. Onde uma das técnicas será o Toy Hacking. Deixe sua imaginação fluir e crie através de brinquedos. Além disso teremos uma performance ao vivo de uma prototipação de Arduino com o projeto - Wear Distortion, uma pedaleira de baixo transformada em mochila steampunk.

--


Domingo 18/11/2012


Palestra: MODAnaMÚSICA
Duração: 1 hora
Horário: 10:30h
Local: Palco

Palestrante: Monica Possel

Sinopse: Palestra sobre o que é moda na música, com foco na moda e música japonesa. Falando um pouco das subculturas, da rua Harajuku, como que tudo começou. Apresentar alguns exemplos na moda (passarelas) e na música, como que o movimento underground japonês tem aparecido no mainstream, se tem e de que forma que inspiram os estilistas.
Com performance e desfile de: Steampunks, Visual-kei, CyberPunks, Lolitas, Gothics, Wearable Technology, etc.

Para conhecer mais sobre moda na música acesse:
http://www.modanamusica.com

-

Oficina: Trabalhando com couro
Duração: 1 hora (aproximadamente)
Horário: 11:30h
Local: Sala Steampunk
Vagas: 20

Oficineiros: Daniel Doerner

Descrição: Temos o grande prazer de anunciar nosso workshop sobre couro, neste workshop apresentaremos algumas técnicas para que você mesmo possa construir seus próprios acessórios steam, ou para algum cosplay.

Apresentaremos.
-Técnicas de costura
-Modelagem de couro
-Técnicas de gravação
-Ferramentas

Caso alguém possua alguma idéia ou queria tirar algumas duvidas, pode trazer o material que tentaremos dar uma ajuda.

Alem do mais quem for ao workshop terá a possibilidade de confeccionar uma pulseira de couro exclusivamente sua, confeccionada por você, com uma pequena ajuda nossa, se necessário.



Acessórios mecânicos de uma época que não existiu, juntamente com damas, cavalheiros, aviadores e capitães: trazendo para a realidade o fictício mundo Steampunk, teremos o grupo curitibano divulgando sua arte em nosso Hanamachi, nos encantando com suas histórias de um universo movido a vapor!